Access inicio | | | | | |
Olá,
Seja Bem Vindo ao Blog.

Conecte-se ou registre-se e utilize gratuitamente este equipamento, temos exemplos referente a criação de banco de dados e desenvolvimento de softwares e programas utilizando o Microsoft Access.


Administração do Blog AccessDoProgramador.

Linux Debian - O que é?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

26022011

Mensagem 

Linux Debian - O que é?






Contribuição vinda da seção: Seja um Facilitador > Publique sua Dica ...


Olá Amigos,

A convite de nosso amigo Dilson aceitei a proposta de compartilhar informações em seu blog, então, logo ajudarei a povoar esse blog com dicas interessantes para que possam ajudar no dia a dia ou até mesmo a fim de conhecer o lado do software livre e aplicar em seu cotidiano.

Bem, irei comentar primeiramente a respeito da Distribuição DEBIAN e durante os dias irei postando sua configuração, comandos, funcionalidades, serviços, entre demais informações.

Debian é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial (gratuita e de código fonte aberto) do GNU/Linux e de um grupo de voluntários espalhados pelo mundo todo que a desenvolvem e a mantém.

O Debian GNU/Linux é especialmente conhecido pelo seu sistema de de pacotes, chamado APT, que permite atualizações e instalações relativamente fáceis e quase sem esforço, eu particularmente acho muito prático devido ao acesso fácil ao repositório de dados, que por sinal é muito vasto.

O ciclo de desenvolvimento das versões do Debian GNU/Linux passa por três fases:

Unstable - instável, aqui são adicionados os novos pacotes, essa versão, como o próprio nome já diz, é bastante instável, é nela que os desenvolvedores mais trabalham, é importante lembrar que nessa versão não existe o repositório de segurança.

Testing - teste, a testing é uma distribuição gerada automaticamente. Ela é gerada da distribuição instável (unstable) por um conjunto de scripts que tentam mover pacotes que provavelmente não possuem bugs críticos ao lançamento (release-critical). Eles o fazem de modo a garantir que as dependências dos outros pacotes na testing sempre possam ser satisfeitas (http://www.debian.org/devel/testing.pt.html).

Stable - estável, esta é a versão final, nenhum pacote é adicionado, ela recebe apenas atualizações de segurança ou reparos para bugs críticos. É a versão própria para o uso em desktops e servidores, ou seja, própria para o uso.

Quando as versões estão na fase "testing", elas são identificadas por nomes tirados dos personagens do filme Toy Story, ATUALMENTE ESTAMOS NA VERSÃO 6 - SQUEEZE, a versão 5 chama-se Lenny. Ao se tornarem "stable", as versões recebem um número de versão.

Na versão "unstable" ela recebe o nome do personagem SID.

Um pouco da história dessa maravilhosa distro pode ser acessada através do link abaixo: http://www.Debian.org: Project history.

ALGUMAS DISTRIBUIÇÕES BASEADAS EM DEBIAN:
Segue uma pequena lista de algumas distribuições baseadas no Debian Linux.

Distribuições baseadas no Debian:

Big Linux
Debian-BR-CDD
DreamLinux
Dizinha Linux
FAMELIX GNU/Linux
Kalango Linux
Kanotix
Knoppix
Kurumin Linux
Kake Linux
Libranet
LinEx
Linspire (antigo Lindows)
Mepis
Morphix
Muriqui Linux
Progeny Debian
Resulinux
Rxart
Sacix
Satux
Stormix
ubuntu
Xandros
Indymix

Abraços, até o próximo tópico.
avatar
csantos

Brasil


Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

Linux Debian - O que é? :: Comentários

avatar

Mensagem em Sab 26 Fev 2011 - 17:16 por Dilson

Grande Cristiano,

Primeiramente, gostaria de te agradecer por ter aceitado em participar compartilhando seu conhecimento em tecnologia, obrigado mesmo, estou muito contente e esta casa que possui no momento 46 membros, ficou ainda mais forte com o seu apoio.

Sei operar os softwares, mas, sempre tive vontade de conhecer o Linux de uma maneira mais aprofundada, mas, a maior dificuldade era conseguir centrar o assunto, entender como acontece e você nesse artigo já conseguiu me mostrar o que é o Linux. A explanação sobre o ciclo de desenvolvimento, que as versões levam os nomes dos personagens de um filme e que somente quando as versões se tornam "versão final" que recebem um número, pôxa considerei informações cruciais nesse inicio de aprendizagem.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Sab 26 Fev 2011 - 18:02 por jackson

eu tbm gostei tipo gostaria de saber tem diferença de uma distribuição e outra?

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Sab 26 Fev 2011 - 22:30 por csantos

@jackson escreveu:eu tbm gostei tipo gostaria de saber tem diferença de uma distribuição e outra?

Olá Jackson,

respondendo a sua pergunta,

O que é uma distribuição Linux?

Distribuição (também chamada na web de distro) é um pacote que contém o núcleo do sistema operacional Linux, chamado de kernel, e mais um conjunto de programas selecionados pelos criadores da mesma, de acordo com o seu público alvo.

Por o kernel do Linux ser livre de acordo com a filosofia GLP (General Public Lincense), qualquer pessoa, ou grupo de pessoas, pode construir sua própria distribuição, com as configurações que julgar mais eficientes para o seus usuários, programas que acreditar serem mais úteis e distribuí-la da maneira que achar melhor.

Assim sendo, hoje temos uma verdadeira infinidade de distribuições Linux espalhadas pelo mundo, com todo o tipo de filosofia, gratuitas ou não. O próprio Windows tem utilizado do modelo do distribuições para seus últimos lançamentos, vendendo seu sistema para o usuário de casa ao escritório, com versões como o 'Basic', 'Home' e 'Business'.

Concluindo, basicamente as diferenças seguem em pacotes, repositórios entre outros.
Por exemplo a distribuição Fedora Core, Red Hat (muito popular) utilizam pacotes RPM ( extensão .EXE no windons) esses pacotes se popularizaram muito devido sua fácil instalação, Debian utiliza DEB. O Ubuntu já é voltado mais para o usuário convencional apesar de ter a sua distribuição focada para servers.

A questão de saber qual é a melhor ou não vai de cada usuário, no caso se a distribuição atende suas necessidades.
Atualmente utilizo a distribuição Debian para aplicações em servidores e para Desktop utilizo Ubuntu, como disse, vai de cada usuário.

Para conheçer todas as distribuições acesse:

http://distrowatch.com/

Nesse site tem o ranking das distribuições mais populares pelo mundo.
Abraços e até a próxima.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Dom 27 Fev 2011 - 10:19 por Dilson

Olhando a listagem das várias formas de distribuição, me surgiu o seguinte:

Entendi que você relacionou todas, mundialmente falando.

No Brasil existe uma lista das favoritas? Essa preferência chega acontecer por determinados estados ? ou por organizações ?

Não sei se fiz entender, basicamente gostaria de saber das tendências no uso, levando em consideração a condição geográfica brasileira.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Ter 1 Mar 2011 - 11:12 por csantos

Dilson Marcos escreveu:Olhando a listagem das várias formas de distribuição, me surgiu o seguinte:

Entendi que você relacionou todas, mundialmente falando.

No Brasil existe uma lista das favoritas? Essa preferência chega acontecer por determinados estados ? ou por organizações ?

Não sei se fiz entender, basicamente gostaria de saber das tendências no uso, levando em consideração a condição geográfica brasileira.

Fala Dilson,

Primeiramente desculpa na demora em responder, ando meio adoentado..rsrs

Então, bem existe sim uma distribuição bem usada no Brasil que eu também uso, trata-se do Debian outra também bem usada é o Fedora Core, no entanto meu foco nas dicas vai ser bem mais voltado pra distribuição Debian.

Voltar ao Topo Ir em baixo

avatar

Mensagem em Ter 1 Mar 2011 - 14:55 por Dilson

Ok, não se preocupe tanto, sabes que aqui é um roby, não existe obrigatoriedade e, como tal, condiciona-se a nossa disponibilidade, estando cada um de nós na tranqüilidade após um post ou outro o que importa e estarmos compartilhando e ao mesmo tempo catalogando aqui o conhecimento para a disposição de todos.

Agora já estou ciente das distribuições e as principais usadas no Brasil, valeu a resposta.

Sempre que puder, que a sua disponibilidade e saúde permitir, compartilhe com a gente a sua sabedoria.

Grande abraço

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem em Ter 30 Set 2014 - 13:22 por DécioVieira

csantos. Euu utilizo linux há mais de 10 anos, Ubuntu é minha preferência e a única coisa que não me faz abandonar de vez o Windows é que nunca consegui instalar meu conversor de tv digital (tipo pendrive). Quando quero assistir tv vou para o Windows.

Mas, no resto é uma excelente escolha o OS Linux.

PS.: Uma distro que ía bem, mas descontinuou, era a Bog Linux. Bem estilosa e estava ficando perfeita. Pena que acabou.

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum