Access inicio | | | | | |
Olá,
Seja Bem Vindo ao Blog.

Conecte-se ou registre-se e utilize gratuitamente este equipamento, temos exemplos referente a criação de banco de dados e desenvolvimento de softwares e programas utilizando o Microsoft Access.

Administração do Blog AccessDoProgramador.

Linux Debian - O que é?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

26022011

Mensagem 

Linux Debian - O que é?

Contribuição vinda da seção: Seja um Facilitador > Publique sua Dica ...

Olá Amigos,

A convite de nosso amigo Dilson aceitei a proposta de compartilhar informações em seu blog, então, logo ajudarei a povoar esse blog com dicas interessantes para que possam ajudar no dia a dia ou até mesmo a fim de conhecer o lado do software livre e aplicar em seu cotidiano.

Bem, irei comentar primeiramente a respeito da Distribuição DEBIAN e durante os dias irei postando sua configuração, comandos, funcionalidades, serviços, entre demais informações.

Debian é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial (gratuita e de código fonte aberto) do GNU/Linux e de um grupo de voluntários espalhados pelo mundo todo que a desenvolvem e a mantém.

O Debian GNU/Linux é especialmente conhecido pelo seu sistema de de pacotes, chamado APT, que permite atualizações e instalações relativamente fáceis e quase sem esforço, eu particularmente acho muito prático devido ao acesso fácil ao repositório de dados, que por sinal é muito vasto.

O ciclo de desenvolvimento das versões do Debian GNU/Linux passa por três fases:

Unstable - instável, aqui são adicionados os novos pacotes, essa versão, como o próprio nome já diz, é bastante instável, é nela que os desenvolvedores mais trabalham, é importante lembrar que nessa versão não existe o repositório de segurança.

Testing - teste, a testing é uma distribuição gerada automaticamente. Ela é gerada da distribuição instável (unstable) por um conjunto de scripts que tentam mover pacotes que provavelmente não possuem bugs críticos ao lançamento (release-critical). Eles o fazem de modo a garantir que as dependências dos outros pacotes na testing sempre possam ser satisfeitas (http://www.debian.org/devel/testing.pt.html).

Stable - estável, esta é a versão final, nenhum pacote é adicionado, ela recebe apenas atualizações de segurança ou reparos para bugs críticos. É a versão própria para o uso em desktops e servidores, ou seja, própria para o uso.

Quando as versões estão na fase "testing", elas são identificadas por nomes tirados dos personagens do filme Toy Story, ATUALMENTE ESTAMOS NA VERSÃO 6 - SQUEEZE, a versão 5 chama-se Lenny. Ao se tornarem "stable", as versões recebem um número de versão.

Na versão "unstable" ela recebe o nome do personagem SID.

Um pouco da história dessa maravilhosa distro pode ser acessada através do link abaixo: http://www.Debian.org: Project history.

ALGUMAS DISTRIBUIÇÕES BASEADAS EM DEBIAN:
Segue uma pequena lista de algumas distribuições baseadas no Debian Linux.

Distribuições baseadas no Debian:

Big Linux
Debian-BR-CDD
DreamLinux
Dizinha Linux
FAMELIX GNU/Linux
Kalango Linux
Kanotix
Knoppix
Kurumin Linux
Kake Linux
Libranet
LinEx
Linspire (antigo Lindows)
Mepis
Morphix
Muriqui Linux
Progeny Debian
Resulinux
Rxart
Sacix
Satux
Stormix
ubuntu
Xandros
Indymix

Abraços, até o próximo tópico.
csantos

Brasil

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

Linux Debian - O que é? :: Comentários

Mensagem em Sab 26 Fev 2011 - 17:16 por Dilson

Grande Cristiano,

Primeiramente, gostaria de te agradecer por ter aceitado em participar compartilhando seu conhecimento em tecnologia, obrigado mesmo, estou muito contente e esta casa que possui no momento 46 membros, ficou ainda mais forte com o seu apoio.

Sei operar os softwares, mas, sempre tive vontade de conhecer o Linux de uma maneira mais aprofundada, mas, a maior dificuldade era conseguir centrar o assunto, entender como acontece e você nesse artigo já conseguiu me mostrar o que é o Linux. A explanação sobre o ciclo de desenvolvimento, que as versões levam os nomes dos personagens de um filme e que somente quando as versões se tornam "versão final" que recebem um número, pôxa considerei informações cruciais nesse inicio de aprendizagem.

Mensagem em Sab 26 Fev 2011 - 18:02 por jackson

eu tbm gostei tipo gostaria de saber tem diferença de uma distribuição e outra?

Mensagem em Sab 26 Fev 2011 - 22:30 por csantos

@jackson escreveu:eu tbm gostei tipo gostaria de saber tem diferença de uma distribuição e outra?

Olá Jackson,

respondendo a sua pergunta,

O que é uma distribuição Linux?

Distribuição (também chamada na web de distro) é um pacote que contém o núcleo do sistema operacional Linux, chamado de kernel, e mais um conjunto de programas selecionados pelos criadores da mesma, de acordo com o seu público alvo.

Por o kernel do Linux ser livre de acordo com a filosofia GLP (General Public Lincense), qualquer pessoa, ou grupo de pessoas, pode construir sua própria distribuição, com as configurações que julgar mais eficientes para o seus usuários, programas que acreditar serem mais úteis e distribuí-la da maneira que achar melhor.

Assim sendo, hoje temos uma verdadeira infinidade de distribuições Linux espalhadas pelo mundo, com todo o tipo de filosofia, gratuitas ou não. O próprio Windows tem utilizado do modelo do distribuições para seus últimos lançamentos, vendendo seu sistema para o usuário de casa ao escritório, com versões como o 'Basic', 'Home' e 'Business'.

Concluindo, basicamente as diferenças seguem em pacotes, repositórios entre outros.
Por exemplo a distribuição Fedora Core, Red Hat (muito popular) utilizam pacotes RPM ( extensão .EXE no windons) esses pacotes se popularizaram muito devido sua fácil instalação, Debian utiliza DEB. O Ubuntu já é voltado mais para o usuário convencional apesar de ter a sua distribuição focada para servers.

A questão de saber qual é a melhor ou não vai de cada usuário, no caso se a distribuição atende suas necessidades.
Atualmente utilizo a distribuição Debian para aplicações em servidores e para Desktop utilizo Ubuntu, como disse, vai de cada usuário.

Para conheçer todas as distribuições acesse:

http://distrowatch.com/

Nesse site tem o ranking das distribuições mais populares pelo mundo.
Abraços e até a próxima.

Mensagem em Dom 27 Fev 2011 - 10:19 por Dilson

Olhando a listagem das várias formas de distribuição, me surgiu o seguinte:

Entendi que você relacionou todas, mundialmente falando.

No Brasil existe uma lista das favoritas? Essa preferência chega acontecer por determinados estados ? ou por organizações ?

Não sei se fiz entender, basicamente gostaria de saber das tendências no uso, levando em consideração a condição geográfica brasileira.

Mensagem em Ter 1 Mar 2011 - 11:12 por csantos

Dilson Marcos escreveu:Olhando a listagem das várias formas de distribuição, me surgiu o seguinte:

Entendi que você relacionou todas, mundialmente falando.

No Brasil existe uma lista das favoritas? Essa preferência chega acontecer por determinados estados ? ou por organizações ?

Não sei se fiz entender, basicamente gostaria de saber das tendências no uso, levando em consideração a condição geográfica brasileira.

Fala Dilson,

Primeiramente desculpa na demora em responder, ando meio adoentado..rsrs

Então, bem existe sim uma distribuição bem usada no Brasil que eu também uso, trata-se do Debian outra também bem usada é o Fedora Core, no entanto meu foco nas dicas vai ser bem mais voltado pra distribuição Debian.

Mensagem em Ter 1 Mar 2011 - 14:55 por Dilson

Ok, não se preocupe tanto, sabes que aqui é um roby, não existe obrigatoriedade e, como tal, condiciona-se a nossa disponibilidade, estando cada um de nós na tranqüilidade após um post ou outro o que importa e estarmos compartilhando e ao mesmo tempo catalogando aqui o conhecimento para a disposição de todos.

Agora já estou ciente das distribuições e as principais usadas no Brasil, valeu a resposta.

Sempre que puder, que a sua disponibilidade e saúde permitir, compartilhe com a gente a sua sabedoria.

Grande abraço

Mensagem em Ter 30 Set 2014 - 13:22 por DécioVieira

csantos. Euu utilizo linux há mais de 10 anos, Ubuntu é minha preferência e a única coisa que não me faz abandonar de vez o Windows é que nunca consegui instalar meu conversor de tv digital (tipo pendrive). Quando quero assistir tv vou para o Windows.

Mas, no resto é uma excelente escolha o OS Linux.

PS.: Uma distro que ía bem, mas descontinuou, era a Bog Linux. Bem estilosa e estava ficando perfeita. Pena que acabou.

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: