Access inicio | | | | | |
Olá,
Seja Bem Vindo ao Blog.

Conecte-se ou registre-se e utilize gratuitamente este equipamento, temos exemplos referente a criação de banco de dados e desenvolvimento de softwares e programas utilizando o Microsoft Access.

Administração do Blog AccessDoProgramador.

Extração de dados de um campo data, propagação em outros campos do MS Access

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

01052011

Mensagem 

Extração de dados de um campo data, propagação em outros campos do MS Access

Seção de origem no Blog: Datas & Horas

Hello Convidado!
Aqui estou para mais uma facilitação sobre Access

O exemplo que trago hoje é mais um que mostra como automatizar processos em um formulário,com a finalidade de facilitar e agilizar a digitação, minimizando a ocorrência de erros e também o stresse do usuário do computador na operacionalização de seu sistema.

Digamos que tens um formulário e nele você possui um campo data, até aí tudo bem. Agora digamos que queira também que se registre o Ano, o Mes e o Dia da semana.

Vamos representar como ficaria:
++++++++++++
Data: 01/05/2011
++++++++++++
Ano: 2011
Mes: Maio
Dia: Domingo
++++++++++++
Acredite, a primeira pergunta que o cliente perguntará a você desenvolvedor, é se há possibilidade de ao digitar a Data, automaticamente fossem completados e preenchidos os campos Ano, Mes e Dia.
Então você responde: Sim, é possível!

Para implementar dessa forma descrita acima, basta colocar no evento após atualizar do seu campo data o seguinte código:

Private Sub SeuCampoData_AfterUpdate()
'Inicio+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Me.SeuCampoAno.Value = Format(Me.SeuCampoAno, "YYYY")
Me.SeuCampoMes.Value = Format(Me.SeuCampoAno, "MMMM")
Me.SeuCampoDia.Value = Format(Me.SeuCampoAno, "dddd")

'Fim++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
End Sub

Convidado, as linhas Private Sub e End Sub já por padrão, são inclusas no editor do VBA, ou seja, você não precisará copiar e colar essas linhas, basta levar o que está entre 'Inicio++.. e 'Fim++...

Faça o download do exemplo:
Download

Nota: Esta solução foi me respondida por JPaulo no Fórum MaximoAccess em um primeiro tópico que abri, acesse o link a frente se desejar saber a origem desta solução: Acessar

Bons estudos, até mais ver! study

Última edição por Dilson em Sab 1 Abr 2017 - 0:19, editado 1 vez(es)

Dilson
Facilitador
Facilitador

Brasil

http://www.dadosweb.com

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Extração de dados de um campo data, propagação em outros campos do MS Access :: Comentários

Mensagem em Qui 26 Dez 2013 - 7:46 por mauro moreira

Boa dia Dílson,
É possível criar um formulário contendo uma máscara de entrada do campo data sem ter que acessar diretamente uma tabela? isto é, em uma tabela no campo data cujo formato dd-mmm-yyyy e cuja máscara de entrada é 00/"01"/"2014";0;_ é possível alterar somente o mês e ano sem ter que ir a tabela no formulário e atualizar todos os demais formulários que utilizem o campo em questão?
Esperando ser atendido, desde já meus sinceros agradecimentos.
Atenciosamente,
Mauro Moreira.

Mensagem em Sex 27 Dez 2013 - 19:15 por Dilson

Oi amigo!

Você deseja (pelo form) digitar por exemplo mes/ano e converter isso na tabela ?

Confesso que não entendi.

SIM. No formulário podes aplicar máscara de entrada independente da tabela, se puder explicar novamente de outra maneira.

Aguardo.

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: