Access inicio | | | | | |
Olá,
Seja Bem Vindo ao Blog.

Conecte-se ou registre-se e utilize gratuitamente este equipamento, temos exemplos referente a criação de banco de dados e desenvolvimento de softwares e programas utilizando o Microsoft Access.


Administração do Blog AccessDoProgramador.

Biometria x Access

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

13082011

Mensagem 

Biometria x Access






Bem amigos, este é um assunto atual e está sendo bastante explorado no âmbito do desenvolvimento de softwares para utilização nos mais diversos segmentos, tais como:
1 - Login
2 - Acesso a dependências
3 - Cadastros, consultas
4 - Controle de ponto eletrônico etc.

A Biometria e seus fundamentos:
Biometria é o uso automatizado de características fisiológicas ou comportamentais dos seres humanos para determinar ou verificar identidade.

Uso Automatizado porque nas tecnologias biométricas, computadores e periféricos determinam a identidade através da leitura de características fisiológicas ou comportamentais, digitalização dessas informações e comparação com registros armazenados. Como o processo é automatizado é possível comparar milhares de registros por segundo e nenhuma intervenção humana é requerida.

Os seres humanos possuem uma quantidade grande de características que podem ser avaliadas em conjunto ou separadamente para determinar a identidade.

Exemplos de características físiológicas: impressões digitais, face e íris. Exemplo de características comportamentais: assinatura e voz.


A biometria é  baseada  em um sistema de reconhecimento de padrões, extraindo a informação da impressão digital da pessoa (no caso da biometria por digital), para depois efetuar a comparação quando requerida, efetuando a comparação do template contido no banco de dados, com a novas amostras (seja via leitor ou mesmo uma imagem latente), determinando a identidade de cada amostra dentre as contidas no banco.


Processamento do dado biométrico e extração do template:

Este processamento transforma o traço biométrico em um template (Modelo). Isto é conseguido através da segmentação da imagem da digital, avaliação da qualidade e extração de características únicas inerentes a cada indivíduo. Ela identifica a parte útil da digital que será utilizada.

O conjunto das características extraídas é representada matematicamente através de dados binários no registro normalmente denominado de template e gravados em um campo na tabela  no banco de dados.  É uma forma eficaz de se armazenar o traço biométrico extraído da planta da digital do indivíduo.

A quantidade, qualidade e reprodutibilidade das informações extraídas no template é extremamente importante para a perfomance dos sistemas biométricos. A impressão digital possui características denominadas “minúcias”, formadas de maneira aparentemente aleatórias  que permitem distinguir entre indivíduos de forma extremamente segura.

Armazenamento do template:

Os templates podem ser armazenado de 3 formas em sistemas biométricos: no sensor ou PC local, repositório central, cartão. O armezenamento local, em PC ou no próprio sensor propicia o desenvolvimentos de sistemas mais simples com processamento local.

Comparação de templates:

Na comparação de templates os valores matemáticos das características extraídas dos traço biométrico são comparados para determinar o seu grau de correlação ou similaridade, num processo chamado de matching (comparação). O processo de comparar dois templates biométrico resulta numa pontuação (score) que na maioria dos sistemas é comparado contra um limiar (threshold). A decisão é tomada de acordo com a relação entre a pontuação e o limiar.

O processo de casamento envolve a comparação de dois templates, um template de cadastro e um template de verificação. Nos sistemas de verificação a comparação é feita somente entre templates da mesma pessoa, que tem que se pré identificar. Nos sistemas de identificação, a comparação é feita em toda a base de dados.

Dois templates de uma mesma pessoa nunca são iguais devido a variações na apresentação e captura de dados. A pontuação dos sistemas de casamento apontam quanto eles são similares, mas não dizem se é ou não a pessoa. Dependendo da complexidade da biometria e do subsistema de aquisição teremos índices consideráveis de pessoas que terão baixas pontuações. Não há sistema de biometria que garanta 100% de exatidão entre o cadastro e a verificação.

Uma vez gerado uma pontuação, o sistema biométrico irá comparar essa pontuação com um limiar. Esse limiar, determinado pelo administrador, informa qual a pontuação necessária para que a comparação seja considerada um casamento de templates (embora os templates nunca sejam iguais). Limiares podem ser determinados a cada tentativa de casamento, por tipo de transação e até por usuário. O limiar determina, na prática, o quão seguro um sistema biométrico vai ser.

Processos:

Cadastro (enroll)
No cadastro o traço biométrico é apresentado ao sistema com o objetivo de armazenar um template do indivíduo no banco de dados. A preocupação com a qualidade deve ser grande e é comum que sejam capturadas várias amostras para a criação de um template 'ideal'. O cadastro mau feito é garantia de problemas na hora da comparação. É comum o cadastramento de dados biográficos do indivíduo nesse momento bem como a verificação de documentos para garantir um cadastro correto. Como resultado o sistema deve informar do sucesso ou não do cadastro.

Comparação (match)
A comparação se utiliza de todos os componentes do sistema biométrico, porem de forma diferente do cadastro. Normalmente se captura apenas uma amostra da biometria e o seu processamento pode ser simplificado, já que a preocupação agora é com velocidade. O template não é armazenado no repositório, pelo contrário os templates existentes no repositório é que são requisitados para a comparação com o template recém capturado. Como resultado o sistema deve retornar sim ou não.



Veja o vídeo do Sistema Biométrico em Access em Funcionamento:

http://dl.dropbox.com/u/26441349/Bio_Access.wmv

Por:
Harysohn Pina
Desenvolvedor de sistemas em plataforma Microsoft Access 2007
Designer Gráfico nas plataformas:
Page Maker
Corel Draw
Adobe PhotoShop CS2

Caso interessar em maiores informações sobre o sistema de biometria em Access, ou mesmo adiquirir a versão aberta do aplicativo, envie e-mail para:
Harysohn@hotmail.com

avatar
Harysohn
Facilitador
Facilitador

Brasil


Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Biometria x Access :: Comentários

Nenhum comentário.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum